segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vira-lata é 'cult' !!!

Cães sem raça definida caem nas graças dos descolados, que partem para a adoção consciente!!!

"Adotar um 'sem-terra' é superchique. Todo mundo que tem um cachorro de raça deveria também adotar um de rua, acho bacana", diz a banqueteira Maria Alice Solimene .... , que já teve dois beagles e hoje é dona de um vira-lata chamado "Sem Terra", abandonado na esquina de sua casa, na Vila Nova Conceição.

Compartilhando filosofia parecida, o artista plástico Rodrigo Bueno, 37, proprietário do antiquário Passado Composto, nos Jardins, diz com orgulho que é dono de cães sem pedigree: Cosme, Damião e Preta, todos sem raça definida, foram retirados de entidades protetoras. "Eles são únicos e muito afetuosos. Você não tem que ficar ensinando, já sabem o que fazer", conta ele, que já teve pastor e dogue alemão.

A glamourização do vira-lata se reflete em números. De acordo com a ONG "Vira-lata é Dez", .... a procura por adoção aumentou 30% desde o início do ano. "As pessoas estão mais conscientes, às vezes levam até cães velhinhos e com deficiência física, o que não acontecia antes. Pensam: por que vou comprar um cão de R$ 1.000, se há tantos animais em asilos precisando de uma família?", diz Ana Tancredi, presidente da ONG.

A veterinária Andréa Acaui, que organiza feiras de adoção, concorda que ter um vira-lata hoje se tornou "cult", mas apenas entre os "politicamente instruídos". "Quem procura por vira-lata é o pessoal descolado mesmo. Isso independe de condições financeiras. Na feira de adoção, as pessoas mais pobres geralmente querem bichos de raça", conta.

O lado bom dessa "moda", segundo ela, é que incentiva as pessoas a tirar os animais das ruas. E com uma vantagem para os donos: os cães adotados de entidades protetoras já vêm vacinados, vermifugados e castrados.
.......

Segundo Vanice Teixeira Orlandi, presidente da Uipa, dois tipos se interessam pela adoção de SRDs: gente que realmente quer salvar um cão sem dono e gente que quer apenas economizar.

Beleza é questão subjetiva. "Não dá para dizer se o vira-lata é doável ou não, isso depende do quanto ele é capaz de comover. A idéia inicial, de adotar um vira-lata filhote, doce e saudável, se dilui quando as pessoas descobrem suas histórias, acabam levando até idoso e paraplégico", conta Vanice.

.......

"No CCZ são adotados 50 cães por mês, em média. A maioria das pessoas vem com o desejo de salvar um animal, com a idéia de dar lar àquele que foi rejeitado", afirma a veterinária Elisabete Aparecida da Silva, do CCZ. Assim como acredita Vanice Orlandi, da Uipa, mais do que ter um vira-lata em casa, o que tem que entrar na moda, é o respeito aos animais, com ou sem raça.

Fonte: http://www.dogtimes.com.br/viralatacult.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário