domingo, 28 de junho de 2009
Abandono,Tortura,Violência...Para ser considerado Crime Depende de Você!
Diga NÃO ao Projeto de Lei 4548/98 em nome dos nossos amigos de 4 patas!
Amigos,
Temos uma missão muito difícil pela frente e precisamos unir nossas forças em nome daqueles que não conseguem se fazer ouvir.
Tramita na Câmara de Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei (PL) 4548/98, de autoria do Dep. José Thomaz Nonô, que visa retirar os animais domésticos do amparo do art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), nossa principal ferramenta na luta contra maus tratos em animais.
Apesar da nossa Constituição Federal dizer em seu art. 225 que se impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de "proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade", o PL 4548/98 é julgado constitucional pela Comissão de Constituição e Justiça. Total absurdo.
Na JUSTIFICATIVA apresentada pelo Deputado Nonô, vê-se claramente que o intuito por trás do Projeto de Lei 4548/1988 foi permitir que as vaquejadas, rodeios e cavalhadas passem a ser permitidas – até mesmo a farra do boi e as rinhas ficariam legalizadas. Segundo o deputado "existem a vaquejada, a cavalhada e uma série de ESPORTES populares, cuja prática, evidentemente, a lei jamais pretendeu cercear".
O Dep. Tripoli entrou com um recurso de inconstitucionalidade que foi indeferido e arquivado por falta de amparo no Regimento Interno da Câmara.
Buscando reverter à situação, no dia 27 de maio o Dep. Tripoli apresentou outra ação, “questão de ordem 475/2009”, visto que o indeferimento do seu recurso anterior não havia sido devidamente justificado. Caso a ação do Dep. Trípoli não seja acatada desta vez, o PL deverá ir a Plenário para votação!
Sua aprovação significaria o maior retrocesso da história do movimento de proteção animal no Brasil e não podemos deixar que isso aconteça !!
Pedimos a colaboração de todos no sentido de ligarem para a Câmara no telefone 0800-619619 e também, enviarem emails aos Deputados Federais de seus Estados, assim como, aos líderes de todos os partidos na Câmara, ao Presidente e aos Vices, solicitando a Rejeição do PL 4548/98 quando o mesmo for à votação em Plenário.
Para acompanhar o andamento do PL 4548/98 e obter os emails dos Deputados de seus Estados acesse o site da Câmara: http://www2.camara.gov.br/
E-mails da Presidência da Câmara, dos Vices e do "Fala Cidadão":
presidencia@camara.gov.br
primeira.vice@camara.gov.br
segunda.vicepresidencia@camara.gov.br
cidadao@camara.gov.br
Várias outras ações já estão sendo planejadas para que aconteçam, de forma simultânea, em todos os municípios brasileiros onde a proteção animal for atuante.
É FUNDAMENTAL que o maior número de pessoas participe dessas ações para que elas obtenham resultados positivos.
Faça a sua parte nessa Luta!Os Animais possuem o Direito de Vida e o Respeito pela mesma, Como todos Nós!
Não abandone os Animais! Não seja Omisso!
Abandono,Tortura,Violência...você vai deixar tudo terminar em pizza??? Para ser considerado Crime Depende de Você!
Diga NÃO ao Projeto de Lei 4548/98 em nome dos nossos amigos de 4 patas! Os Animais precisam de você!
sábado, 27 de junho de 2009
Medo de veterinário faz cães entrarem em pânico no consultório!
Luna é uma labradora de oito anos, Twiggy, um poodle toy de cinco, e Mel, uma dálmata de seis. De raças, portes e temperamentos bem diferentes, os três têm ao menos uma coisa em comum: medo intenso de veterinários.
Basta chegarem ao consultório, às vezes já no meio do caminho, que começam a tremer, arfar, colocam o rabo entre as patas traseiras e chegam a ficar agressivos. Luna corre para trás das pernas de sua dona, a criadora de cães Deonice Trombetta, 56, só de ver o jaleco branco do doutor. "Na hora de por em cima da mesa, então, é um verdadeiro escândalo. Ela olha com uma cara de 'eu não acredito que você vai fazer isso comigo' e fica difícil não sentir dó."
O que é considerado por muitos um comportamento normal dos animais poderia não existir se os donos trabalhassem melhor as visitas ao "homem de branco". Em geral, as pessoas só levam os bichos ao veterinário para tomar vacinas ou em caso de doença, fazendo com que os encontros pareçam sempre desagradáveis.
Para Mel, a dálmata da advogada Claudia Inês Kagan, 38, o trauma veio de um acidente quando ainda era filhote. Ela foi comprada quando estava em uma gaiola. A dona acredita que esse foi um dos fatores para o pânico. Além disso, aos oito anos de idade, a cadela passou por uma cirurgia na pata depois que se enganchou no ferro de um banco de praça. "Tudo isso contribuiu bastante para ela não gostar de ir até lá."
Os próprios veterinários acreditam que situações como essas explicam a fobia. Mas a principal memória do animal está associada ao olfato. Mauro Anselmo Alves, veterinário que cuida de Luna, diz que o cheiro de alguns medicamentos ou o exalado por outros cães aflitos podem fazer com que o bicho sinta que vai levar uma picada chata ou ter a orelha limpa. "Está desencadeado o medo", explica.
Segundo ele, uma parcela significativa dos animais tem medo porque o próprio dono do bicho teme uma ida ao consultório.
Sinais de fraqueza
Veterinários e adestradores explicam que, além da associação ao incômodo e à dor, os donos também tendem a reagir ao medo do animal de uma maneira que o deixa ainda mais inseguro. "Ao ver o animal com medo, as pessoas reagem com compaixão, dizendo frases como: 'Cachorrinho, está tudo bem, viu? Não vai doer, ele é amigo'. O cão percebe o tom de insegurança na voz do dono. Ou seja, ele vê o seu líder mostrando sinais de fraqueza", diz Dennis Martin, adestrador e membro do British Institute of Professional Dog Trainers (entidade britânica de treinadores de cães).
Uma situação desse tipo pode levar o animal a ficar agressivo e querer atacar o veterinário, o que não passa de uma ação em legítima defesa, no esquema "ou mordo ou morro". Da última vez que Twiggy esteve no consultório para examinar um caroço em seu corpo, a estudante de ciências sociais Bárbara Brogelli, 19, e seu namorado tiveram que montar uma verdadeira operação especial. "Ele começou a rosnar e avançar. Acabei tendo de descrever para o veterinário o que eu sentia apalpando o corpo dele, já que ele não deixou mesmo que fizessem o exame direito."
Além da escolha de um veterinário que pareça simpático tanto ao dono quanto ao animal, uma boa dica é acostumar o bicho ao consultório desde filhote. A melhor época para isso é a fase de habituação (acostumar-se com objetos e lugares) e socialização (acostumar-se com pessoas), que começa a partir dos dois meses de vida. "Leve o bicho para dar uma volta no veterinário. Antes mesmo das primeiras vacinas, só para que ele se familiarize ", diz Mauro.
Para quem não sabe como agir na hora da consulta e tem vontade de consolar o animal, vale o velho ditado: muito ajuda quem não atrapalha. Na maioria das vezes, dono calado pode ser um bom remédio para o medo.
Entenda a fobia de veterinário
Sintomas (provocados por medo ou estresse)
- Tremer, colocar o rabo entre as pernas, arfar, babar demais, urinar, ficar imóvel, estar com orelhas baixas, tentar se esconder, latir, rosnar ou morder.
O que fazer
- Escolha um veterinário simpático a você e ao animal. Visite a clínica antes, para ver se ela o deixa seguro.
- Acostume o animal a ir ao veterinário desde filhote, para experiências agradáveis como comprar um petisco ou um brinquedo, e não apenas para consultas ou vacinas.
- Procure marcar hora para que o cão não espere em um ambiente estranho e perto de outros animais com medo.
- Evite frases como ''não vai doer'' e ''ele é amigo'' em tom inseguro.
- Não dê mais atenção, mesmo que seja por meio de bronca, quando ele tiver comportamentos negativos, como fugir, morder ou rosnar.
- Se o bicho estiver muito nervoso, o veterinário pode usar produtos fitoterápicos ou o DAP ("Dog Appeasing Pheromone"), feromônio apaziguador, um produto sintético que imita substância exalada pelas mães quando amamentam filhotes.
- Dennis Martin (adestrador), Mauro Anselmo Alves (veterinário) e o livro "Como Fazer Seu Cachorro Feliz", de Andrea McHugh.
-Cíntia Marcucci da Revista da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u410350.shtml
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Arraiá de Doação de Cães do Abrigo da Serra no Parcão da Lagoa em Julho!
Amigos,
No mês de Julho estaremos realizando a Feirinha de Adoção do Abrigo da Serra no Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas:
Dia: 12/07/2009 (Domingo).
Local: Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas/ Rio de Janeiro. (Próximo ao Corte do Cantagalo) .
Hora: De 10:00 às 16:00 hs.
Aceitamos qualquer tipo de Doação que possa contribuir para o nosso trabalho:
-ração para cães
-comedouros e bebedouros
-medicamentos usados (humanos e veterinários)
-coleiras e guias
-antipulgas, anticarrapatos, vermifugos
-produtos de limpeza: cloro, desinfetante...
-jornal
-cobertores, panos, roupas de cama e de banho mesmo que usados
-brinquedos, petiscos, roupinhas, produtos de pet em geral
-caminhas e casinhas
-produtos para higienização canina como: shampoo, condicionador, sabonete, talco, perfume, escova, toalhas mesmo que usadas
-caixa de transporte
-contribuição financeira
Colabore trazendo um quilo de ração, e alimentando o dia de um animal!
Venha conhecer nosso Bazar, com produtos novos e usados!
Faça um Focinho Feliz, Apadrinhando ou Adotando nossos Amiguinhos!
Esperamos todos vocês!
Divulguem aos Amigos!
Equipe do Abrigo da Serra!!!
www.abrigodaserra.com.br
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Vamos Cãomemorar!
Domingo, Dia 21 de Junho , as 15 hrs, no Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas estaremos em Festa!!!
Vamos Cãomemorar os Aniversários dos Aumiguinhos Doctor Eduardo e Maruck José!!!
Os Aumiguinhos que puderem comparecer e doar um kg de Ração para os Aumiguinhos do Abrigo da Serra serão super bem vindos!!!
Esperamos por vocês!!!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Primeira Feirinha de Adoção do Abrigo da Serra na Barra/RJ!
Amigos,
Nesse mês de Junho estaremos realizando a Primeira Feirinha de Adoção do Abrigo da Serra na Barra:
Dia: 28/06/2009 (Domingo).
Local: Praça do Ó, Posto 3, Barra, Rio de Janeiro.
Hora: De 10:00 às 16:00 hs.
Aceitamos qualquer tipo de Doação que possa contribuir para o nosso trabalho:
-ração para cães
-comedouros e bebedouros
-medicamentos usados (humanos e veterinários)
-coleiras e guias
-antipulgas, anticarrapatos, vermifugos
-produtos de limpeza: cloro, desinfetante...
-jornal
-cobertores, panos, roupas de cama e de banho mesmo que usados
-brinquedos, petiscos, roupinhas, produtos de pet em geral
-caminhas e casinhas
-produtos para higienização canina como: shampoo, condicionador, sabonete, talco, perfume, escova, toalhas mesmo que usadas
-caixa de transporte
-contribuição financeira
Colabore trazendo um quilo de ração, e alimentando o dia de um animal!
Venha conhecer nosso Bazar, com produtos novos e usados!
Faça um Focinho Feliz, Apadrinhando ou Adotando nossos Amiguinhos!
Esperamos todos vocês!
Divulguem aos Amigos!
Equipe do Abrigo da Serra!!!
www.abrigodaserra.com.br
sábado, 13 de junho de 2009
Olha quem está latindo também!!!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Friozinho gostoso né??
Sim, porque enquanto nós estamos nas nossas casinhas, quentinhas, protegidos de qualquer chuva, vento e etc... tem alguns que não estão...
Como vocês podem ler na matéria anterior, dos 180 animais que estavam no abrigo há um ano e meio quando começamos nosso projeto de mudar essa realidade, somente 56 permanecem no abrigo, e essa turminha precisa estar protegida do frio, precisa aguentar mais essa barra até que a adoção deles ocorra.
Se vocês repararem, o local dos canis melhorou muito, mas os canis em si não. Eles são abertos, vazados... Protege do sol, mas não da chuva de vento, do frio...
Temos trabalhado muito para mudar essa realidade... Não adianta gastar dinheiro reconstruindo canis que daqui há um tempo serão destruídos... Estamos correndo para trazer o maior número de animais para o Rio de Janeiro, para que fiquem em lar temporário, para aumentar sua chance de adoção...
Nós estamos fazendo a campanha do cobertor para protegê-los e mantê-los quentinhos, mesmo que dentro desses canis... O cobertor pode ser velhinho, usado... pode ser aquele bem baratinho... Desde que doado com amor, eles (e nós) só temos que agradecer!
Para nos ajudar, mande um e-mail para abrigoeliane@gmail.com que nós vamos dar um jeito de receber esses cobertores e levaremos pro abrigo.
Infelizmente a turma do Abrigo não está protegida assim! Tá bom que em Teresópolis não neva... mas vamos combinar, 8,9º graus - sem proteção - é frio para caramba!!!!
Ajude-nos!! Já conseguimos tanto com a ajuda de vocês!
Não deixe que eles sintam frio!! O frio dói!
Beijo grande
Beta
terça-feira, 9 de junho de 2009
Aconteceu lá na Serra / Maio 2009 !
Amigos,
Este mês temos ótimas notícias vindas da serra: Apenas 56 animais se encontram no abrigo atualmente!
Depois de um longo um ano e meio de trabalho, nossos corações não se contentam de felicidade, e precisamos partilhar esta alegria com todos que lutam e sonham conosco para a felicidade dos nossos focinhos.
Estamos certos de que os animais idosos que lá se encontram terão uma dificuldade maior em conseguir uma família, mas também mantemos nossas esperanças de que eles encontrarão corações que vão se apaixonar pelos seus olhares pedindo só um pouquinho de amor e carinho!
Estamos com 19 animais no Rio de Janeiro, em hospedagens e lares temporários, e que estarão participando de nossas feirinhas de adoção: Duda, Miuda, Raquelzinha, Raposinha, Polly, Pitanga, Francisquinho, Gracinha, Catinha, Estelinha, Duna, Marina, Paulinha, Anita, Billy Pipoca, Lost, Gugu, Bebel e Ritinha.
Sendo assim, mais quatro canis foram derrubados do Abrigo, o que nos deixa extremamente agradecidos á todos aquele s que sempre torceram e colaboraram com nosso trabalho, e que se emocionavam ao ver as fotos dos animais que pediam desesperadamente para sair daqueles canis, que precisavam apenas de carinho e proteção.
Como nem sempre tudo são flores, a obra do condomínio que está sendo construído ao lado do abrigo acabou atingindo um dos canis, e a telha caiu, ferindo de leve dois dos nossos animais.
Mas foram ferimentos leves e, felizmente, eles já estão bem.
Mas por isso continuamos pedindo a ajuda de todos nossos amigos e colaboradores, sendo divulgando, contribuindo, ou da maneira que puderem, para conseguirmos adotantes, lares temporários ou madrinhas e padrinhos para nossos focinhos.
A obra está avançando, e precisamos ser rápidos!
Um grande beijo no coração de todos que ajudaram e estão torcendo para o final feliz de nossa história!!!
Equipe do Abrigo da Serra!
www.abrigodaserra.com.br
Reunião da Proteção Animal
Amigos do Rio de Janeiro,
Recebemos esse cartaz via email (sepda@pcrj.rj.gov.br) nos comunicando sobre a "Reunião da Proteção Animal" que será realizada no Dia 16 de Junho de 2009, às 14:00 hrs, no Centro Administrativo São Sebastião, Auditório Engenheiro José de Oliveira Reis, subsolo 1 do Prédio da Prefeitura (Rua Afonso Cavalcanti, 455, subsolo 1, Cidade Nova) .
Essa reunião tratará de assuntos relativos a proteção animal, então todos nós protetores, engajados na causa, devemos comparecer em massa!!!
A participação no encontro está sujeita a lotação máxima do Auditório de 100 lugares. Para confirmar a presença é preciso ligar até o Dia 15 de Junho para: (21) 2292-6516 (de segunda a sexta, das 9:00 as 17:00 hrs).
Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais:
(021) 2273-2816 / 2292-6516 / 3402-5417 / 3402-0388
http://www.rio.rj.gov.br/defesa_animais
Equipe do Abrigo da Serra
www.abrigodaserra.com.br
Notícias da nossa Vovó Catinha!
Amigos,
Temos novidades sobre a nossa vovó Catinha!
Graças a todos os amigos que ajudaram e colaboraram com divulgação e doações, estamos caminhando para o diagnóstico da Catinha.
Fomos atendidas na Policlínica Veterinária Ypiranga pelo Dr. Paulo. Ele detectou um problema neurológico que será apurado mais a fundo com novos exames que serão feitos.
Catinha está com a parte direita da face sem movimentação nas bochechas e na orelha, por isso a sua orelha caída. Tal fato pode ter sido causado por um AVC ou algum derrame. Recebemos a notícia também que ela está quase cega.
Ela fará um exame mais apurado na Castelo Branco, na Penha – RJ, aonde os preços são mais flexíveis. Será coletado um líquido para começar a investigar o problema neurológico. O valor só do exame é de R$ 120,00.
Até agora os gastos com nossa Vovó Catinha são:
Consulta –R$ 70,00
Exames (bioquímica, hemograma, e pré operatório) – R$ 80,00
Hospedagem (2 semanas) –R$ 60,00
Taxi dog (hospedgem – clínica) – R$ 60,00
Na próxima semana, teremos mais gastos: R$ 120,00 de exame, além de R$ 60,00 do taxi dog para levá-la na Castelo Branco.
Por enquanto não será feita a tomografia porque ela precisa estar totalmente sedada, e é um procedimento mais perigoso pela anestesia.
Mesmo com estes problemas, nossa vovó é muito animada, abana o rabo sem parar quando ganha um carinho, adora ganhar um pãozinho ou um ossinho, e se dá super bem como os outros, não briga por nada.
Amigos, muito obrigada por nos ajudar a dar o tratamento que a Catinha merece, e assim, aumentar a chance da Catinha ter uma melhor qualidade de vida.
Continuaremos mantendo vocês atualizados assim que tivermos novidades a respeito do próximo exame.
Catinha ainda precisa da Ajuda dos Amigos!
Toda Ajuda é muito bem vinda, ajudem com o valor que puderem, com um pouquinho de cada Amigo, vamos conseguindo essa vitória!
Os Amigos que puderem e quiserem colaborar com o tratamento da Catinha, com um depósito de qualquer valor, não se esqueçam de confirmar o depósito conosco com o titulo: "AJUDA PARA A CATINHA" através do e-mail: abrigoeliane@gmail.com
Conta para Depósito
Banco do Brasil
Lisia Melo
Ag: 3094-5
Conta Poupança: 130196-9
Variação: 01
Desde já agradecemos e a Catinha também.
Equipe do Abrigo da Serra
http://www.abrigodaserra.com.br/news_detail.asp?codigo=456
http://www.abrigodaserra.com.br/news_detail.asp?codigo=459
ADOTEM UM GATINHO DO PARQUE LAGE - URGENTE!!!!!
Estamos participando na divulgação dessa barbaridade que querem fazer com os gatinhos do Parque Lage.
LEIAM! AJUDEM! REPASSEM!
São muitos, e ela está desesperada, pois precisa salvá-los. Os gatos são lindos, carinhosos, vacinados, castrados (menos os bebês), tudo de bom, e estão sendo vítimas da intolerância, arrogância e ignorância do diretor do Parque Nacional da Tijuca.
Nós podemos ajudar esses gatos e a Dra. Preci, com divulgação, adoção,
lar temporário.
Contato da Precih: precih@terra.com.br / 9413-5633.
Para entender melhor, leia a matéria na íntegra.
Faça a sua parte também! Denuncie!
Beijo grande
Beta
segunda-feira, 8 de junho de 2009
A Feirinha de Junho foi um sucesso!
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Hoje Resgatei um Ser Humano!
Imediatamente, senti sua necessidade e sabia que tinha de ajudá-la. Abanei minha cauda, não tão entusiasticamente para não assustá-la.
Quando ela parou em frente ao meu canil, tampei sua visão para que não visse o que eu tinha feito, no canto de trás.
Não queria que ela soubesse que ninguém ainda havia me levado para um passeio lá fora.
Às vêzes, os funcionários do abrigo estão muito ocupados e não gostaria que ela pensasse mal deles.
Enquanto ela lia as informações a meu respeito, no cartão pendurado na porta do canil, eu desejava que ela não sentisse pena de mim, por causa do meu passado.
Só tenho o futuro pela frente e quero fazer diferença na vida de alguém.
Ela se ajoelhou e mandou beijinhos para mim. Encostei meus ombros e minha cabeça na grade, para confortá-la. As pontas de seus dedos acariciaram meu pescoço; ela estava ansiosa por companhia.
Uma lágrima escorreu pelo seu rosto e, então, elevei uma de minhas patas para assegurá-la de que tudo estaria bem.
Logo, a porta de meu canil se abriu e o seu sorriso era tão brilhante que, imediatamente, pulei em seus braços.
Prometi mante-la em segurança.
Prometi estar sempre ao seu lado.
Prometi fazer todo o possível, para ver aquele sorriso radiante e o brilho em seus olhos.
Tive muita sorte dela ter vindo até o meu corredor.
Há ainda tantas pessoas por aí, que nunca caminharam pelos corredores...
Tantas para serem salvas...
Pelo menos, pude salvar uma.
Hoje, resgatei um ser humano.
I RESCUED A HUMAN TODAY by Janine Allen, traduzido por Robson Nascimento.
http://rescuemedog.org/dog-blog/i-rescued-a-human-today-by-janine-allen/
Se você também precisa ser resgatado por um focinho, anote em sua agenda e compareça!
No mês de Junho estaremos realizando a Feirinha de Adoção do Abrigo da Serra no Dia: 07/06/2009 (Domingo) .
Com o apoio do Clube do Totó – de 10:00 às 16:00 hs, estaremos no Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Corte do Cantagalo – RJ.
Aceitamos qualquer tipo de doação que possa contribuir para o nosso trabalho!
Venha Adotar um Amigo!